segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O valor ao mínimo, um ato e um olhar


Essa sem duvida foi uma das melhores experiências das quais participei.
Na ultima sexta-feira, estava a caminhar em direção a faculdade depois de um dia estressante, e que começava a chover. Andava pensando em nada e confuso ao mesmo tempo. Os processadores da minha mente não estavam funcionando direito. No caminho sempre esta um mendigo, em um canteiro com um saco de lixo amarrado a uma arvore, sempre solitário e nunca pede nada a ninguém. Metros antes quebrei minha rotina, achei uma nota de 10 reais na carteira e entreguei ao mendigo que nada de mim esperava.
Não sei ao certo o que eu queria provocar com o ato, mas recebi de volta um olhar de gratidão tão verdadeiro, que aqueles 10 reais acabaram por valer muito mais. De certa forma aliviou meu dia.
Como a correria é sempre muito grande, ou simplesmente não se faz questão em valorizar atos mínimo como um simples "obrigado", ter alguém olhando dentro do seu olho, talvez enxergando sua alma é emocionante. Valorize o olhar, pois ele pode funcionar melhor que muitas palavras! Olhe mais. Costumo considerar que a humanidade não tem mais salvação, e comparando, aquele mendigo parecia ser muito mais honesto que muitas outras pessoas por aí. O valor que ele deu por um ato simples significa muito, mesmo sem saber o motivo pelo qual ele esta pelas ruas. Essa historia não tem moral, mas fique com um pensamento "Olhe para quem você não costuma olhar" e muita coisa você pode descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário